Skip to content

Ultrassonografia da Reprodução de Bovinos

A ultrassonografia reprodutiva vai fazer o monitoramento fetal, mas esse monitoramento do feto está muito limitado principalmente ao tamanho desse feto. Normalmente o útero assim como o feto no caso de uma gestação, está posicionado ainda na cavidade pélvica até por volta dos 4 meses de gestação, depois dos 4 meses o útero e feto ficam muito grande, fazendo com que esse útero desça para a cavidade abdominal.  

Nós conseguimos fazer boas imagens do feto e de algumas estruturas presentes a nível de útero quando nós temos o feto e o útero ainda na cavidade pélvica, e esse feto ainda menor de tamanho. 

A probe ou o transdutor, no caso da ultrassonografia reprodutiva, tem em torno de 5 a 6 cm de leitor, então enquanto nós conseguimos identificar o embrião ou identificar o feto e respectivos anexos nesta imagem ultrassonográfica nossas imagens são mais nítidas e a gente consegue definir as estruturas. 

A medida que esse feto está aumentando de tamanho nós já não conseguimos mais pegar o feto inteiro ou embrião inteiro, nós vamos pegar apenas algumas partes desse embrião ou desse feto. Então esse monitoramento, à medida que a prenhez avança de idade fica um pouquinho mais limitado a nossa execução ou levantamento de algumas informações. Os conteúdos uterinos podem ser confundidos com patologias com enfermidades, considerando o conteúdo uterino gestacional os líquidos uterinos aminióticos alantoidianos, mas na ultrassonografia coseguimos fazer uma diferenciação grande dentro da ecogenecidade das imagens. 

Normalmente o líquido uterino gestacional bom, em condições de gestação perfeitas, ele traz pra gente uma imagem totalmente anecóica, uma imagem límpida escura.

Enfermidades, alterações e conteúdos uterinos patológicos, como pus por exemplo, já nos mostram uma imagem mais ecogênica com pontos ecogênicos. Outra parte importante da gente lembrar são os contornos uterinos que nem sempre são facilmente identificáveis mais a habilidade na ultra-sonografia vai nos auxiliando. 

Aos 28 dias de gestação existe a presença da vesícula amniótica que já consegue ser visualizada na ultrassonografia, e esse feto que está presente ali começa então seu crescimento e vai atingir em torno de 6 cm por volta dos 60 dias de gestação, depois dos 60 dias de gestação esse feto tem um crescimento exponencial então ele vai aumentando bastante de tamanho a medida que essa gestação vai aumentando. 

Antes dos 28 Dias por volta do 19º ao 25º dia de gestação, normalmente o tamanho inicial disse embrião é de 33 milímetro, então a gente não consegue diagnosticar com facilidade porque esse feto ou esse embrião no caso é apenas uma pequena linha hiperecogênica dentro da vesícula amniótica. 

Alguns trabalhos têm tentado antecipar esse diagnóstico de gestação para em torno dos 25 dias mas com cuidado e ainda com receio pra que a gente não antecipe muito esse diagnóstico de gestação e acabe errando nesse diagnóstico, mas a partir dos 28 dias de gestação a gente já tem um acerto grande, sem grandes problemas de erro para o diagnóstico de gestação.

Importante lembrar que entre o segundo e quarto mês de gestação dos bovinos a totalidade do embrião ou do feto ainda está a alcance do campo ultrassonográfico, então por volta dos 30 dias até os 90 dias conseguimos então fazer uma imagem com a probe, de todo o embrião, de todo o feto, então geralmente todas as suas regiões ainda são visualizadas, a hora que esse feto começa a aumentar de tamanho, por volta do 5º ou 7º mês a acessibilidade dessas regiões torácicas abdominais e região pélvica do feto diminuem muito então começamos a localizar ou fazer imagens ultrassonográficas apenas de algumas partes desse feto. 

Então a distância do crânio até a cauda, sem dúvida é a melhor medida que eu faço o que me dá maior precisão da idade gestacional, mas isso eu só consigo fazer enquanto eu tenho um feto pequeno que cabe na probe, que me possibilita medindo do crânio até a calda. Depois disso a gente tem que pegar outras medidas como o diâmetro de cabeça, então quando esse feto tá muito grande que eu não consigo mais pegar todo ele do crânio até a cauda, eu posso pegar a medida de diâmetro de crânio, eu posso pegar a medida do diâmetro torácico. 

A medida que esse feto vai ficando maior e eu perco a possibilidade de medir a distância crânio caudal, que é a medida que me dá maior precisão de idade gestacional, eu vou pegando outras medidas como diâmetro de cabeça como diâmetro de tórax a medida que esse feto vai ficando maior eu também já não consigo mais fazer essas medidas. Um feto de 5/6/7 meses dificilmente conseguimos fazer essa medida de diâmetro de cabeça pelo seu posicionamento lá na cavidade abdominal mais ventral ou mesmo pelo tamanho do crânio,  então esse monitoramento ele vai ficando limitado, e as informações que a gente consegue tirar vão ficando menores a medida que a gestação avança. 

Então para ultrassonografia os melhores momentos que a gente tem para o diagnóstico de gestação acabam sendo o diagnóstico precoce com 28 até 90 dias, onde temos informações importantes e mais precisas, a medida que a gestação aumenta os dados que a gente consegue levantar com ultrassonografia vão ficando um pouquinho mais limitados.

Aos 90 dias a distância entre a primeira vértebra coccígea e a cabeça, ou seja, a distância crânio caudal, ela já ultrapassa os 12 cm, então depois dos 50-60 dias o crescimento desse feto é bem maior. 

As imagens que conseguimos  fazer desse feto ou do útero gravídico acabam sendo então do embrião com todas as suas estruturas cabeça, olhos, focinho, pescoço, coluna vertebral, cauda, membros anteriores, membros posteriores, cordão umbilical, a sexagem é feita normalmente a partir dos 45 dias até os 60 dias, sendo esse período mais fácil para sexagem dos fetos bovinos, porque da mesma forma nós ainda temos um feto pequeno, nós conseguimos com o transdutor pegar toda a sua porção ventral e procurar o tubérculo genital. .

Também conseguimos fazer a imagem dos envoltórios, da membrana amniótica, alantoidiana e coriônica, e das duas cavidades, a cavidade amniótica e a cavidade alantóideana.

A sexagem é feita preferencialmente pela presença do tubérculo genital, então nós vamos ter o feto num tamanho que ele caiba totalmente na probe no transdutor para que possamos localizar o tubérculo genital também existe a possibilidade de identificação do escroto permitindo então a determinação do sexo masculino. Mas em alguns posicionamentos fetais é que a gente consegue esse diagnóstico e também a possibilidade de identificação de gestações múltiplas de gestação (gemelar),  mas para que a gente identifique essa gestação gemelar, da mesma forma nós precisamos ter os dois embriões ainda pequenos, para que a gente possa fazer a imagem dos dois embriões no mesmo posicionamento da probe, e isso normalmente se limita até os 60 dias de gestação a onde os dois embriões já são claramente identificáveis, mas ainda são suficientemente pequenos para que a gente visualize eles em conjunto no mesmo corno uterino ou em cornos diferentes mas numa mesma imagem ultrassonográfica.

A medida que a gente pega uma gestação mais avançada fazer esse diagnóstico da gestação múltipla vai dificultando esse diagnóstico ultrassonográfico da gestação.

As imagens ecogênicas ou as imagens não ecogênicas lembrando que dentro destas duas possibilidades de imagem que se formam, nós temos então a imagem ecogênica, que basicamente foi quando o som é emitido e bate num tecido muito denso e o som então é refletido para a probe, então nós temos uma imagem ecogênica uma imagem de muito eco que deixa uma imagem mais brilhante uma imagem mais esbranquiçada brilhante no nosso monitor, quando temos uma imagem anecoica ou não ecogênica é porque aquele som que foi emitido teve pouca resistência e basicamente ele passou direto por aquele tecido isso acontece muito nos líquidos, no ar então a gente tem uma imagem mais escura, uma imagem mais enegrecida no nosso monitor. 

 

Últimas publicações

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente nas redes sociais!

PUBLICIDADE

Principais posts

Posts recentes

PUBLICIDADE

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Fique por dentro sempre que a gente publicar algum conteúdo novo. É grátis <3.

loading...