Skip to content

Estou me formando, qual área da veterinária devo seguir?

Quando estamos na reta final da faculdade, nós já tivemos contato com as diversas áreas da Medicina Veterinária, e é chegada a hora de definir qual caminho seguir. Como se trata de uma profissão com muitas vertentes, e muitas alternativas de carreira dentro de uma mesma área, esse leque de opções se torna uma forma interessante para encontrar seu lugar no mercado de trabalho, e de se ter mais desenvolvimento profissional.  

Conhecer todas as oportunidades de carreira, é uma maneira de se preparar e ir em busca da qualificação adequada para ter sucesso profissional.

O momento de decisão é importante, mas não é definitivo, o que o estudante precisa estar ciente é que dentro da universidade ele precisa ter entrado em contato, por mais breve que seja, com as mais diferentes áreas da Medicina Veterinária, para facilitar a escolha. 

Uma dica é definir qual é a área de menor afinidade, e que não se deseja seguir, para poder diminuir as dúvidas quando é chegada a hora da decisão de qual caminho se especializar ou trabalhar depois de se formar. 

O estudante ou profissional deve saber qual é a área que tem maior facilidade de aprender, já que os caminhos requerem constante desenvolvimento e atualização, pois a Medicina Veterinária é uma profissão em que se tem constantes atualizações, independente da área escolhida. 

Assim que se escolhe a área, e que começa a trabalhar veemente com a vertente escolhida, podem acontecer intercorrências, ou a própria rotina fazer o profissional mudar de ideia. Devemos ter claro em nossa mente que nada é pra sempre, tudo bem mudar de área, dentro e fora da Veterinária, mesmo após anos trabalhando na mesma função.  

O importante a ser feito quando se escolhe ou muda de área, é se atualizar, e estudar para que se tenha capacidade de realizar um trabalho bem feito, independente da área a ser seguida.

Uma dica é se identificar com a área de maior afinidade, algumas maneiras de se fazer isso é: 

  • Estimular a conhecer todas as vertentes dentro da graduação 
  • Fazer estágios e vivenciar na prática as diferentes áreas 
  • Identificar aquela se tem maior afinidade , e que se tem mais facilidade em aprender 
  • Entender as possíveis limitações da área

A área de atuação dos Médicos Veterinários vai muito além dos destinados aos animais de companhia, podem trabalhar com pesquisa e produção dos alimentos de origem animal, os veterinários têm papel fundamental na agropecuária brasileira como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades saneantes, participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros. 

No link abaixo, o site do Conselho Federal de Medicina Veterinária lista quais são essas áreas que o Médico Veterinário poderá seguir depois de formado. 

Áreas de atuação do médico-veterinário – CFMV 

São mais de 90 áreas dentro da Medicina Veterinária que o estudante ou profissional poderá escolher para seguir carreira e se especializar, sendo assim, não podemos ficar engessados ou estagnados dentro da profissão, podemos sim estar em constante crescimento e desenvolvimento, seja mudando de área ou não. 

Últimas publicações

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Your email address will not be published.

Segue a gente nas redes sociais!

PUBLICIDADE

Posts recentes

PUBLICIDADE

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Fique por dentro sempre que a gente publicar algum conteúdo novo. É grátis <3.

loading...