Skip to content

Giardíase: veterinária e saúde pública

A giardíase é uma doença ocasionada pelo protozoário do gênero Giardia spp. (Giardia lamblia, Giardia duodenalis, Giardia intestinalis e Giardia canis); protozoários de baixa singularidade em hospedeiros, atingindo animais domésticos, silvestres e os seres humanos. Sendo considerada uma zoonose de grande importância para a saúde pública, mostra-se com grande frequência na clínica de pequenos animais.
Os cães jovens, imunossuprimidos e que visitam lugares públicos demonstram maior incidência para a doença. Nesses animais a doença pode provocar síndrome da má absorção, atrasando assim o crescimento, porém alguns animais podem manter-se assintomáticos

O contagio se dá pela via fecal-oral, pela ingestão de cistos eliminados de cães doentes e a partir da ingestão de água contaminada, principal fator de contaminação, responsável por aproximadamente um bilhão de casos de diarreia que ocorrem no mundo.

Incidência

As infecções são mais recorrentes em filhotes de cães por possuírem imunidade baixa quando comparada ao cão adulto, animais de rua e animais de canis. Animais de produção e companhia, ratos cobaias, silvestres, até mesmo os seres humanos podem se infectar. Os cistos maduros resistem por meses fora do hospedeiro, sendo países subtropicais e tropicais os com maior incidência da doença .

Ciclo Giárdia

O ciclo biológico da Giardia lamblia não precisa de hospedeiros intermediários ou vetores, sendo assim considerado um ciclo direto. A contaminação ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes pela forma cística. Os trofozoítos são liberados no intestino, local em que ocorre a fissão binária, algumas formas se fixam na mucosa do intestino e outras evoluem a cistos que são eliminados nas fezes . Os cistos eliminados nas fezes dos hospedeiros podem permanecer ativos por vários meses.

Abaixo segue um trecho da nossa aula do curso Doenças Infecciosas em Cães:

Play Video

“O hábito de coprofagia, comum entre cães jovens, é uma importante via para autoinfecção. Ambientes úmidos e com deficiência sanitária podem manter a sobrevivência da Giardia spp por vários meses”

Sinais Clínicos e Diagnóstico

Os sinais clínicos são mais perceptíveis em cães jovens do que em cães adultos, já que geralmente, nesta faixa etária os animais manifestam a doença de forma assintomática, crescendo a contaminação do ambiente . Quando há sinais, estes podem ser persistentes, intermitentes ou auto-limitantes.
Os protozoários do gênero Giardia spp são organismos habitantes comuns do intestino delgado e cólon, causando enterites e diarreias. Esta é forma mais recorrente de manifestação da doença. Os sintomas iniciam-se cinco dias após a infecção. As fezes apresentam odor fétido e rançoso com aparência mole ou pastosa, espumosas, pálidas ou esteatorreicas. Esta última é o sinal patognomônico da doença. Se não tratado pode ocorrer dor abdominal, desidratação, apatia, perda de peso, êmese e desenvolvimento corporal insuficiente.

Pelo teste coproparasitológico, com amostras frescas de fezes ou lavados duodenais, é possível realizar o diagnóstico, com a técnica de flutuação fecal com sulfato de zinco. É o método de diagnóstico mais utilizado e que apresenta maior positividade, sendo necessário analisar três amostras de fezes frescas consecutivas, pois os cistos são eliminados de forma intermitente e a  sensibilidade para apenas uma amostra varia de 50% a 70%.

“O tratamento pode ser realizado com medicamentos, como metronidazol… furazolidona e albendazol, tendo muito cuidado com a administração deste último, pois é potencialmente tóxica para a medula óssea, além da utilização da vacina GiardiaVax feita com traquizoitos inativados como um agente imunoterápico“.

Relênvancia na Saúde Pública

Para prevenção da Giardíase faz se necessário uma adequada higienização e desinfecção dos canis, com o intuito de se evitar a contaminação do local e dos vetores mecânicos com fezes de animais positivos, não permitindo a exposição dessas fezes em água para consumo, limpeza de áreas próximas à irrigação de hortas, higienização das mãos e limpeza dos sapatos, instalações com incidência direta de luz solar, além da utilização da vacina para prevenção da colonização de parasitas no intestino delgado e manutenção do sistema humoral . A vacinação de cães contra a Giardia spp é recomendada, uma vez que reduz a incidência da doença com eficácia. A vacina é composta de duas doses espaçadas de 15 dias para animais nunca antes vacinados, com reforço anual em dose única.

As formas infectantes da Giardia spp. à saúde humana são liberadas via fezes ou urina dos hospedeiros contaminados, levando o esgoto doméstico a ser uma significativa fonte de contaminação ambiental e com enorme influência na saúde pública. A maior parte das
infecções humanas acontecem pela ingestão de água contaminada

 A Organização Mundial da Saúde considera a giardíase uma zoonose desde 1979, desde então é uma doença de grande interesse para a saúde pública no Brasil.

Últimas publicações

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente nas redes sociais!

PUBLICIDADE

Principais posts

Posts recentes

PUBLICIDADE

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Fique por dentro sempre que a gente publicar algum conteúdo novo. É grátis <3.

loading...