Skip to content

Síndrome da Cólica Equina

A cólica equina é denominada por qualquer alteração no trato gastrointestinal do equino que faça com que esse sistema não funcione da maneira adequada, trata-se de um dos casos mais rotineiros na clínica de equinos. 

Essa doença é caracterizada por forte dor abdominal nos equinos, podendo ser de moderada a intensa, tem seu prognóstico desfavorável quando não diagnosticada precocemente, causando problemas no desempenho ou até mesmo levar o animal à óbito. 

Os sinais clássicos de dor abdominal em equinos são:

  • Ficar muito tempo deitado 
  • Olhar para o flanco 
  • Movimento de escavar 
  • Querendo dar coice e se espojar no chão 

Existem várias causas para a síndrome cólica acontecer, o manejo é o principal fator:

  • Hidratação: 
    • Baixa ingestão de água 
  • Alimentação:  
    • Tipo de alimento  
    • Qualidade  
    • Frequência 
  • Mastigação:  
    • Afecção dentária 
    • Deglutição até chegar no estômago e intestino 
  • Estresse por transporte 

Tipos de cólica:

É muito importante identificar, através do exame clínico, qual tipo de cólica o paciente está apresentando, para saber o melhor tratamento, pois o diagnóstico precoce é a melhor forma de identificar quando o paciente está apresentando a síndrome.

Muitas vezes a cólica é tratada clinicamente e o animal pode apresentar uma melhora momentânea e discreta, mas o problema inicial desse trato gastrointestinal não está sendo resolvido, por isso que muitas vezes o quadro clínico se agrava. Na maioria dos casos de cólica equina, a resolução é cirúrgica, mas se não é realizado com precocidade o animal vai apresentando piora do quadro até vir a óbito. 

Descobrir o local da cólica:

Cólica de estômago: Grande maioria, onde se consegue resolver problema, sem a resolução cirúrgica. 

Cólica de Intestino Delgado: são extremamente graves, rápido sinal clínico intenso, sintomatologia dolorosa e rápida e não responsiva a analgesia. 

Cólica de Intestino Grosso: são cólicas recorrentes em que o animal responde a analgesia e depois volta a ter cólica, ou está há dias com cólica.

O Intestino Grosso são grandes câmeras e então demora mais para manifestar a sintomatologia dolorosa intensa. 

A partir de então, descobrindo qual é o tipo de cólica, se estabelece se o tratamento é clínico ou cirúrgico. 

Condições Predisponentes Gerais:

Anatomia do trato gastrointestinal de equinos

Estômago pequeno: Capacidade volumétrica reduzida, o ideal é que seja fornecida a alimentação em baixa quantidade e com maior frequência, para que não ocorra uma perda de motilidade pela alta quantidade de alimento fornecido de uma só vez. Também é importante não fornecer muito concentrado para diminuir o risco de cólica por fermentação. 

Alças intestinais grandes: local onde ocorre a absorção dos nutrientes da dieta, importante ter uma qualidade de fibras na dieta para que a motilidade intestinal seja preservada, e não ocorra a compactação. O feno de baixa qualidade e baixa digestibilidade predispõem à cólica equina. 

Jejuno longo preso a um longo mesentério: o mesentério está intimamente ligado ao intestino, e muita vascularização passa pelo intestino delgado. Essa ligação ajuda na motilidade intestinal, mas em contra partida se meu paciente tiver um problema intestinal grande, e atingir o mesentério, posso ter outras complicações. 

 

Fisiologia do trato gastrointestinal de equinos

Equinos possuem um baixo limiar para dor no trato gastrointestinal, por isso sentem dor intensa.

Peristaltismo rápido – manda o alimento do estômago para o intestino delgado muito rápido, e essas partículas podem ser grandes, e a digestão que ele deveria fazer no estômago não acontece, favorecendo as complicações no processo de digestão. 

Por ter um mesentério muito vascularizado, 90% do sangue passa pelo trato gastrointestinal, o que estimula os movimentos peristálticos e auxiliam na digestão. 

Devido ao grande volume de sangue que o trato gastrointestinal necessita para fazer a digestão, um cuidado importante que deve ser tomado é com relação ao cavalo atleta que vai ser exposto a alguma prova.

Para as provas que exijam muito esforço físico e consequentemente muito sangue na musculatura, o manejo alimentar desse cavalo deve ser 2h antes ou 2h depois do exercício, para que no processo de digestão ele tenha esse sangue no trato gastrointestinal, para evitar a cólica.

O tempo de  2h é o período mínimo de intervalo entre alimentação, prova, e exame físico. 

Tratamento clínico e cirúrgico:

Importante definir a causa da cólica para conduzir o tratamento. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico dependendo da causa, local e duração da cólica do equino.

Muito se fala na sobrevida do paciente quando se indica o tratamento cirúrgico, mas o grande problema do tratamento cirúrgico, é a demora para diagnosticar e encaminhar o paciente para cirurgia, quando antes for diagnosticado, antes é feita a cirurgia e maior é a sobrevida do paciente. Quando se faz o tratamento clínico em animais que necessitam de tratamento cirúrgico, a sobrevida desse paciente diminui, o ideal é identificar a cólica cirúrgica a tempo de conseguir transportar o paciente para o centro cirúrgico. 

Cólicas com menos de 6 horas, com boa resposta ao tratamento clínico, não tem indicação cirúrgica.

Cólicas com mais de 6 horas e sem uma boa resposta ao tratamento clínico, ele terá melhor prognóstico se for encaminhado para a cirurgia. 

Prevenção:

Para prevenção de alterações intestinais, principalmente a síndrome cólica equina, um fator muito importante é o manejo adequado, em relação ao fornecimento de alimentação, redução de estresse, exercícios em excesso, parasitismo e intoxicações que devem ser cuidadosamente controlados nas propriedades. 

Últimas publicações

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente nas redes sociais!

PUBLICIDADE

Principais posts

Posts recentes

PUBLICIDADE

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Fique por dentro sempre que a gente publicar algum conteúdo novo. É grátis <3.

loading...