Skip to content

Anestesiologia de pets selvagens e exóticos

Nesse artigo faremos uma breve introdução sobre contenção química e anestesiologia de animais exóticos e os fatores que são importantes e interferem na contenção desses animais.

Estresse

Para a anestesia de animais selvagens e exóticos temos que levar em consideração o estresse que poderá causar nessas espécies, e é de extrema importância independente do objetivo da contenção. 

Importante saber a hora do dia, pois dependendo do horário, do transporte, do clima (frio ou calor) esses fatores influenciam no metabolismo e consequentemente na anestesia desses animais. 

Algumas vezes o estresse é tanto, que a adrenalina produzida compete com o anestésico administrado, prejudicando seu efeito. 

O ideal para a contenção de animais exóticos é sempre tomar cuidado com o fator estresse, pois o estresse é um fator limitante do efeito desejado do fármaco administrado para a anestesia. Sempre buscar métodos mais seguros, depende tanto do manejo com o animal quanto da sua personalidade. 

Contenção química

Importante na medicina de selvagens: Alguns exames podem ser feitos somente com a contenção física, entretanto, dependendo do porte do animal e do procedimento a ser realizado, uma contenção química é mais adequada. 

Para realizar a contenção química, deve-se planejar seu protocolo, tipo de fármaco, tipo de procedimento, cálculo de dose, tipo de intervenção, tempo de procedimento e recuperação anestésica. 

Metas

A meta é que o animal não sinta dor. Dependendo do procedimento, não é necessário que se atinja as três metas nem que sejam atingidas no mesmo grau. 

Não existe somente um anestésico que atinja as três metas, sendo necessário uma associação dos anestésicos para potencializar alguns efeitos e diminuir a dose desses medicamentos. 

Ao diminuir a dose, consegue-se que o paciente volte da anestesia mais rápido e de forma mais tranquila. 

Como trata-se de animais estressados, deve-se ponderar as medicações para evitar o excesso de manipulação. 

O principal objetivo é realizar uma boa contenção desses animais, de maneira segura e eficaz tanto para o animal quanto para quem o manipula. 

Para saber mais sobre esse e diversos assuntos, entre no nosso site VeteduKa – Escola de Profissionais e conheça esse e outros cursos.

 

Últimas publicações

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente nas redes sociais!

PUBLICIDADE

Principais posts

Posts recentes

PUBLICIDADE

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Fique por dentro sempre que a gente publicar algum conteúdo novo. É grátis <3.

loading...