Neutrófilos são um dos cinco tipos de leucócitos que existem na corrente sanguínea e, assim, como todas as células do sangue, também são produzidas na medula óssea.
A medula óssea (vermelha) está presente em grande quantidade nas epífises dos ossos longos e também preenche os ossos chatos. No caso dos ossos longos, a diáfise fica preenchida pelo tecido gorduroso (óssea amarela), cuja função é ser uma reserva energética da medula óssea vermelha.
"A medula óssea tem uma grande quantidade de células indiferenciadas, conhecidas como células tronco, assim, a medula óssea tem a capacidade de gerar todos os tipos de células existentes na corrente sanguínea (eritrócitos, leucócitos e plaquetas)"
A célula tronco vai se diferenciar em um dos três tipos celulares: Eritrócito, leucócito ou plaqueta, de acordo com o estímulo recebido. Para a produção dos neutrófilos existem estímulos chamados de citocinas inflamatórias (na verdade um grupo de mediadores químicos estimuladores), induzindo a transformação da célula tronco em uma célula grande, com núcleo também grande, conhecido como mieloblasto.
O mieloblasto é um precursor de neutrófilos, sendo uma célula com baixa diferenciação e muito jovem. Com o passar de algumas horas o mieloblasto vai amadurecendo, reduzindo seu volume e também o tamanho de seu núcleo, transformando-se em uma célula chamada de pró-mielócito.
Ao chegar a forma de pró-mielócito o amadurecimento celular progride, com a redução mais acentuada do seu tamanho e do núcleo, sendo que esse torna-se ovalado. O formato do núcleo auxilia no entendimento do tipo de célula na linhagem de maturação do neutrófilo. Essa nova célula da linhagem do neutrófilo é chamada de mielócito.
O mielócito ainda continua no processo de amadurecimento, reduzindo um pouco mais o seu volume, mas não muito, e seu núcleo começa a invaginar, lembrando a forma de um rim ou feijão, passando a ser denominado de metamielócito.
No próximo passo do amadrérico da linhagem, o metamielócito continua com o processo de invaginação nuclear que passa a ter uma forma semelhante a uma ferradura, assim a célula passa a ser denominada de bastonete.
O núcleo do bastonete continua a invaginar, até que o núcleo passa a se segmentar, mantendo a conexão entre si, nesse ponto chegamos ao neutrófilo adulto que é chamado de neutrófilo segmentado.
No momento em que o neutrófilo atinge sua fase adulta (neutrófilo segmentado) o mesmo é enviado para a corrente sanguínea, juntando-se às células vermelhas e as plaquetas. Na corrente sanguínea pode ver que a maior concentração de células é de eritrócitos, seguido das plaquetas e por fim as células de defesa como os neutrófilos.
Os neutrófilos são um dos tipos de leucócitos, ou seja, um dos principais sistemas de defesa celular sanguíneo. Apesar disso, o neutrófilo, quando presente no sangue não promovem função, para que esse tipo de célula passe a desempenhar seu papel defensivo é necessário que o neutrófilo vá ao tecido.
Como ocorre a fisiopatologia inflamatória no tecido?
"A lesão e destruição de células do tecido liberam as citocinas inflamatórias"
Essas, tem capacidade de atrair os neutrófilos. Assim, as citocinas inflamatórias além de atrair os neutrófilos para o tecido lesado também induzem a medula óssea a produzir mais neutrófilos.
Os neutrófilos circulantes deixam o vaso sanguíneo em direção ao tecido pela atração às citocinas inflamatórias. A saída da célula acontece pelos espaços intercelulares do endotélio vascular. O neutrófilo se “espreme” entre as células e consegue sair da circulação e chegar até o tecido.
Quando o neutrófilo chega ao tecido lesionado ele encontra múltiplas células destruídas. Assim, independente da causa o neutrófilo irá iniciar o processo de fagocitose e em seu interior começa um ataque enzimático. Em suma, o neutrófilo exerce um papel de limpeza da região afetada possibilitando que o tecido inicie um processo de reparação. O neutrófilo irá manter esse processo até o momento de sua morte programada, tornando-se um elemento desnecessário, sendo removido por outra tipo celular.
No comment yet, add your voice below!