Cerca de 60 mil pessoas morrem a cada ano em decorrência da raiva. O vírus encontra-se presente em mais de 150 países e, mesmo com os esforços de contingência desempenhados pelas organizações, novos surtos são noticiados periodicamente.
No Brasil, a transmissão da raiva por cães e gatos em ambientes urbanos foi um grande problema até o ano de 2004, quando o vírus foi decretado sob controle pelas entidades de saúde. Entretanto, no ano de 2019 tivemos o primeiro caso em 38 anos de morte humana pela raiva.
32º RITA
Uma vez por ano, ocorre o evento da organização Rabies In The Americas (Raiva nas Américas), evento que tem como objetivo a apresentação e discussão de pesquisas recentes e/ou em desenvolvimento nos aspectos de vigilância, controle, tratamento, diagnóstico e prevenção da raiva e se destina a pesquisadores, acadêmicos, profissionais de agências reguladoras, estudantes e profissionais que atuam em saúde pública nas várias áreas de conhecimento.
O evento é um excelente fórum para networking entre cientistas, médicos, veterinários, funcionários de saúde pública, biólogos da vida selvagem e outros profissionais biomédicos, promovido pelos conceitos da saúde única.
Em razão da pandemia de COVID-19, a edição de 2021 será realizada de forma online nos dias 26 e 29 de outubro, contando com tradução simultânea para inglês, português e espanhol. Clique aqui para conferir a programação completa.
Fontes: CFMV e 32º RITA Brasil.
No comment yet, add your voice below!